SIGA-NOS
Formulário de Contato

Novo ecossistema de logística na construção civil

Novo ecossistema de logística na construção civil

Conheça a startup que é o novo ecossistema de logística na construção civil.

Inspirada na estratégia da Amazon, a LandApp quer centralizar em uma plataforma todas as demandas dos atores envolvidos no mercado.

Em 1994, Jeff Bezos fundou a Amazon.com, uma livraria online sediada em sua garagem em Seattle, a diferença revolucionária que a Amazon oferecia a seus clientes era a conveniência– eles podiam fazer seus pedidos online e recebê-los diretamente em sua porta. Tornou-se o principal impulsionador do crescimento da Amazon em outras áreas além dos livros. Como a Amazon estava se tornando mais do que apenas um varejista, o Amazon Web Services (AWS)– um gigante da computação em nuvem– teve um impacto dramático em seu desenvolvimento. Hoje a Amazon é um ecossistema onde cada elemento apoia o outro e torna o universo inteiro mais forte. E o sucesso do ecossistema como um todo é mais importante do que vitórias e perdas menores.

Conveniência e produtividade foram os motivadores iniciais para a criação em 2020 da LandApp, a primeira plataforma de logística da construção civil, inicialmente idealizada no modelo “uber” conectando caminhoneiros autônomos às construtoras para o transporte de resíduos.

Porém, assim como a Amazon, a LandApp vem buscando mais flexibilidade e eficiência, o que impulsionou o crescimento em outras áreas conectadas na logística das obras. Com uma plataforma e aplicativos de fácil utilização e grande alcance, a empresa integra pontas diversas desse mercado, já estão conectadas mais de 50 empresas: construtoras, caminhoneiros, terraplenagem, pedreiras, jazidas, concreteiras, usina asfáltica, aterros legalizados, recicladoras, entre outras. Através da startup as construtoras, que realizam obras em grande escala e em locais diversos, podem contratar serviços desde terraplanagem, compra de materiais agregados, destinação de materiais a aterros legalizados ou recicladoras e ainda se conectar a outras obras do portfólio da LandApp para o reaproveitamento de materiais e resíduos onde houver demanda, o Aterro Zero LandApp, que possibilitou grandes economias, tanto em quilômetros rodados, quanto nos valores a serem destinados.

Por outro lado, a LandApp oferece benefícios diversos aos caminhoneiros, que envolvem conexões com prestadores de serviços de contabilidade, de fornecimento de apólices de seguro em condições especiais, além de serviços automotivos e de substituição de autopeças. Trazendo propostas para diversas dores desse ator, a plataforma conectou não somente os motoristas aos construtores, mas passou a permitir que fossem oferecidos serviços de diversos prestadores “terceiros”, contribuindo para a diversificação das transações integrantes desse ecossistema.

Na busca pela construção desse ecossistema, a LandApp, olhando para todos os seus clientes em potencial, procura ampliar sua plataforma, sendo capaz de oferecer todas as suas necessidades ligadas à construção civil, com planos para o futuro que deverão contemplar áreas ainda não abrangidas, como por exemplo a logística de outros tipos de materiais entre obras, com caminhões diversos, e também a reciclagem de resíduos em bags e caçambas estacionárias.

Se o segredo do sucesso da Amazon de Jeff Bezos foi tornar possível que a plataforma de vendas “competisse com todos”, a diversificação e capilarização das questões que podem ser “resolvidas” através do sistema LandApp devem ser a chave do sucesso na criação do que poderá vir a ser chamado de ecossistema da construção civil. « Voltar