SIGA-NOS
Formulário de Contato

Aplicativo promete mais sustentabilidade na construção civil

Aplicativo promete mais sustentabilidade na construção civil
Aplicativo promete mais sustentabilidade na construção civil


A construção civil é mundialmente um dos setores com maior pegada ecológica, tendo potencial enorme para contribuir para a redução do impacto e busca pela sustentabilidade no planeta. Assim, consciente de que possuem uma das maiores oportunidades de fazer a diferença na corrida da emergência climática, grandes corporações ao redor do mundo têm puxado uma agenda de mudança no setor construtivo e de incorporadoras.

No Brasil, construtoras de grande porte também estão se movimentando para implementar os pilares do ESG, mirando na promoção de parcerias e estratégias para mitigar esse impacto ambiental. Desde setembro de 2020 algumas delas trabalham em conjunto com a LandApp para mitigar o descarte de resíduos da construção civil, bem como para otimizar a logística envolvida nas obras para reduzir a quilometragem rodada e, consequentemente, a emissão de CO2.

A LandApp é uma startup fundada em 2020, que administra um aplicativo cada vez mais adotado por construtoras do Brasil, e está revolucionando o ecossistema de logística do setor. Na busca por implementar os pilares do ESG no setor, ela surge com uma grande oportunidade, o Aterro Zero LandApp: ele promove o reaproveitamento de materiais que seriam descartados para obras próximas que estão precisando dos mesmos.

A plataforma, em sua curta existência, já faturou mais de 30 milhões e promoveu a reutilização de mais de 183 mil m³ de resíduos provenientes da construção civil que acabariam sendo descartados em aterros.

A parceria entre LandApp e Cyrela tem quase três anos e já possui um extenso portfólio de conquistas. São 17 obras executadas pela construtora com a utilização do aplicativo, totalizando mais de 72 mil viagens com motoristas parceiros da LandApp. Ao todo, essas obras somam mais de 1,7 milhão de quilômetros rodados, com redução de mais de 1 milhão de quilômetros do total originalmente previsto- o que equivale a quase 30% da distância que seria percorrida sem o ganho de eficiência do aplicativo. Evitou-se ainda a emissão de mais de 710 toneladas de CO², com compensação de mais de 5 mil árvores e impacto em 694 famílias de caminhoneiros parceiros.

Além de uma solução para a questão da sustentabilidade, que sempre foi um grande problema em obras de construção civil, a startup também já alcançou cortes de custos em obras de 30% até 60%. 

A LandApp é uma startup fundada por 2 irmãos com o objetivo de tornar o processo de logística da construção civil mais sustentável. Mayara Protti, uma das fundadoras, trabalhou na empresa Unilever durante 7 anos e, segundo ela, saiu com um olhar mais apurado para a sustentabilidade. Após perceber esse espaço inexplorado no mercado, se aliou a seu irmão para construir uma possibilidade acessível, e assim o aplicativo LandApp nasceu.

A startup oferece uma solução que conecta todos os atores da construção civil para promover eficiência de recursos e logística reversa de resíduos e planeja solucionar os resíduos de cerca de 2.500 obras por ano, até 2025. A parceria da LandApp com as construtoras e demais players do mercado segue de pé, e promete muito mais frutos para os próximos anos, para construtoras, motoristas parceiros e para o planeta!
« Voltar